Quem sou eu

Minha foto
"a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João 17:21).

Aline Barros - Recomeçar

imagem

domingo, 14 de setembro de 2008

A HISTÓRIA DE NICODEMOS

VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO


É comum ouvirmos uma pessoa mais velha dizer: "Se eu pudesse começar tudo novamente, eu... terminaria a faculdade; esperaria mais para casar, etc." E você? Se lhe fosse dada uma opção de recomeçar a sua vida, por onda você recomeçaria?

Jesus, uma vez, convidou alguém para ter um novo começo. Este convite tão precioso foi feito a um homem chamado Nicodemos. Ele tinha tudo, porém, não tinha paz. Era até mesmo um líder religioso, porém, sentia-se vazio. Está história está registrada no capítulo 3 do Evangelho de João. Nicodemos era um mestre com a mais alta educação, um líder dos judeus, admirado por todos e com uma vasta experiência humana. Poucos de nós possuímos um currículo como o dele. Provavelmente, se fôssemos como Nicodemos, com tantas qualificações e realizações, estaria satisfeitos e jamais procuraríamos Jesus, um homem bem mais jovem do que ele. No entanto, ele procurou Jesus. Por quê? O que um homem como Jesus poderia oferecer-lhe? "Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

Devido à sua elevada cultura e religião, Nicodemos pensava que o homem precisava comportar-se bem para merecer o reino de Deus. um vez que o homem deve ter uma boa conduta e adorar a Deus de maneira correta, ele precisa de muito ensinamento e conhecimento. Ele acreditava que Cristo era um mestre vindo de Deus. Isso indica que ele deveria ter pensado que Cristo teria melhores ensinamentos para ele e, assim poderia aperfeiçoar-se de medo mais eficaz.

Mas, em sua conversa com Nicodemos, Jesus respondeu-lhe. "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus". Quando lemos esse início de conversa, podemos nos perguntar: Que relação pode haver das palavras de Nicodemos com a afirmação de Jesus? Nicodemos não fora falar com Jesus a respeito de nascimento, mas podemos ver, por trás de suas palavras, um visível desejo de conhecer algo novo, de saber o que qualificava Jesus a fazer tantos sinais miraculosos.

Nicodemos não entendeu o que Jesus queria dizer-lhe. Ele estava limitado aos seus conceitos, no caso, ao conceito do nascimento segundo a concepção natural. Por isso, ele perguntou: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao vente materno e nascer segunda vez?"Ao que Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo: Quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus".

Neste diálogo, podemos ver a chave para o maravilhoso convite feito por Jesus ao homem para começar uma nova vida. Eu não sei por onde você gostaria de começar a sua vida, mas Deus tem uma solução perfeita e de sucesso absoluto para que você recomece a sua vida.

Nascer de novo é receber a vida divina, uma vida além da vida humana recebida pelo nascimento natural. Esse novo nascimento não depende mais de nossos pais, mas sim, de você.


Um comentário:

Liege Amélia disse...

Mto interessante essa história. Já havia ouvido falar do Nicodemos, + ñ tão detalhadamente qto agora. Realmente me impressionei pela verdadeiras palavras foram mencionadas. Por isso q te dizer q continue sempre assim, pois dessa forma estarás ajudando a construir um mundo melhor. Abraços!

os falsos profetas (video)